top of page

POSITIVIDADE TÓXICA

ONLY GOOD VIBES? Será que dá para ser assim sempre?

Quantas vezes já ouvimos que é preciso pensar positivo independentemente das circunstâncias, com gratidão, gratidão e mais gratidão!

Esse movimento é muito popular nas redes sociais, destacando apenas aspectos e momentos positivos da vida, criando uma espécie de bolha inalcançável de existência.

Se você se identifica com isso, talvez tenha passado pela experiência da positividade tóxica, que é um fenômeno de exaltação do positivo e tentativa massiva de reprimir o negativo. E sim, isso pode ser tóxico e nos trazer uma sensação de invalidação emocional, ou seja, uma sensação de minimização das emoções que sentimos e que não se encaixam nessa corrente de “good vibes”.


Somos seres humanos e passamos por várias situações e sentimentos desconfortáveis ao longo da nossa vida e isso não pode ser invalidado.


TUDO BEM NÃO ESTAR BEM O TEMPO TODO!


Você já sentiu que tem que fazer um grande esforço para sempre ver o lado positivo das coisas? Como se tivesse que ignorar qualquer sentimento incômodo em momentos difíceis?


Quando fazemos isso pode ser que esse desconforto não deixe de existir, e fique apenas “embaixo do tapete”, afetando a sua vida de maneira disfuncional.


Quando você percebe, aceita e trabalha internamente questões e sentimentos desagradáveis você está validando os seus sentimentos e trazendo à luz possibilidades de transformá-los. Quando olhamos para a nossa “escuridão” fica mais fácil lidar com nossos limites e sentimentos de maneira saudável.


REPRIMIR CONSTANTEMENTE ASPECTOS NEGATIVOS DA VIDA PODE SER UM TIRO NO PÉ!

Talvez seja mais produtivo aprender a expressar esses sentimentos de forma mais saudável.

- Ao sentir raiva ou tristeza podemos, por exemplo, escrever, pintar, fazer uma caminhada ou simplesmente acolher esses sentimentos, entender que eles fazem parte da vida e ir em busca de alternativas de expressão emocional que te ajudem a lidar com tais sentimentos.

- Conversar com alguém, que possa te ouvir de maneira acolhedora e sem críticas, também pode ajudar bastante.

- Ir em busca de ajuda profissional pode ser uma ótima alternativa!


Andrea Felis

@makemovemind







1 visualização

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page