top of page

POR QUE É TÃO IMPORTANTE FAZER EXERCÍCIOS DURANTE A GESTAÇÃO


Na gestação o corpo passa por vários processos com mudanças hormonais, psicológicas e físicas. É de conhecimento geral que fazer atividade física traz muitos benefícios, mas muitas gestantes ficam na dúvida se devem ou não realizar atividade física, e quais são os exercícios recomendados durante a gravidez.


Vamos começar pelo mais básico, mudanças físicas que acontecem durante a gestação:

O corpo sofre mudanças como aumento de peso (normal para o desenvolvimento do bebê), alguns desconfortos como dores nas costas por conta da rotação do quadril (para que o bebê possa encaixar na hora do parto) ou por falta de força muscular para sustentar o novo peso (que cresce rápido!). Exercícios de fortalecimento, alongamento e consciência corporal são capazes de ajudar para uma adaptação mais rápida do corpo, conseguindo acompanhar o desenvolvimento dessas mudanças durante a gestação, além de trazer bem-estar para o bebê e para a mamãe.


Existem estudos mostrando que mamães que se exercitaram durante a gestação tiveram recuperação mais rápida depois do parto e menor probabilidade de apresentar depressão pós-parto. Bebês que tiveram mamães praticantes de exercícios regulares durante a gestação tiveram habilidades motoras mais avançadas (logo no início de vida) e frequência cardíaca menor do que bebês de mamães que não praticaram atividade física, podendo apresentar melhor saúde cardiovascular no futuro. No final do texto deixamos alguns links com estudos que embasam essas informações.


Isso nos leva ao segundo ponto, mudanças hormonais durante a gestação:

A mulher tem muitos picos hormonais que se intensificam durante a gestação e até mesmo após o parto: progesterona, estrógeno, prolactina e ocitocina são alguns deles. Podemos dizer que a ocitocina, além de ser muito importante para o parto e produção de leite, é uma das responsáveis pela aquela, tão conhecida. mudanças de humor. Exercícios físicos estimulam o corpo a produzir endorfina (hormônio responsável pela sensação de prazer), ajudando a diminuir a ansiedade e “equilibrando” as ondas hormonais causadas pela ocitocina, trazendo uma sensação maior de bem-estar para a gestante. A liberação de endorfina também é muito importante para os bebês já que eles recebem essa sensação de prazer desde o início da sua formação.


Além disso, durante a gestação as taxas de glicose e triglicérides aumentam para manter as necessidades nutricionais do bebê em formação, por isso aquela velha história de que gestante precisa comer “por dois” cai por terra! O corpo já está preparado para que o embrião cresça forte e saudável, sendo importante comer alimentos com bons nutrientes e não “por dois”. O aumento das taxas de glicose e triglicérides são importantes para o desenvolvimento do bebê, mas caso aumente muito, pode trazer aumento de peso excessivo ou causar diabetes gestacional. Mais uma vez, os exercícios físicos podem ajudar a controlar essas taxas, não apenas por conta dos benefícios fisiológicos como também psicológicos, já que auxiliam na diminuição da ansiedade, trazendo sensação de bem-estar e motivação para que a gestante mantenha uma vida saudável (alimentação, horas de sono, etc).


Não tem como negar! Atividade física é importante demais para o ser humano e para as gestantes mais ainda! Porém, é necessário sempre ter um acompanhamento médico para liberar o exercício, pois existem algumas contra indicações. Além disso, é importante informar-se com profissionais da área da saúde para entender qual é a melhor atividade para você! Alguns exercícios são imprescindíveis para as gestantes e outros não tão recomendados.


Aqui na Make Move Mind temos o curso “GESTAÇÃO SEM NEURAS”, que foi elaborado pensando exatamente nisso: dicas de exercícios que não podem faltar, como se manter saudável em todos os aspectos durante a gestação e muito mais, com aulas teóricas e práticas.


Sabemos como o momento da gestação é importante na vida da mulher, cheio de novidades, dúvidas e transformações. O curso “GESTAÇÃO SEM NEURAS” foi criado por 2 profissionais que também são mães. Nosso principal objetivo é que a sua jornada seja leve e estaremos sempre perto e acessíveis. Apesar do curso ser 100% online estamos disponíveis para qualquer dúvida ou comentário que tenha durante todo o curso.


Segue link do curso “GESTAÇÃO SEM NEURAS” com mais informações:


Esperamos que você tenha uma ótima gestação!!!


@makemovemind



Links de estudos sobre benefícios de realizar exercícios físicos durante a gestação






3 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

ความคิดเห็น


bottom of page