top of page

MENTE QUE CALA CORPO QUE FALA


Você já deve ter percebido que pensamentos alteram a nossa fisiologia, não é mesmo?


Quando você tem pensamentos angustiantes ou desconfortáveis, o corpo responde fisiologicamente. Sabe aquela preocupação que te dá aperto no coração ou deixa a sua respiração ofegante?


Por outro lado, pensamentos que trazem alegria ou desejos positivos também influenciam em nosso corpo, fisiologia e postura corporal. Imagine uma comida deliciosa e perceba a salivação que acontece. Imagine fazer algo que te dá muito prazer e perceba a sua respiração, bem estar e postura corporal


O nosso cérebro é cego, ele não tem olhos para enxergar a realidade externa, responde apenas a imagens mentais auto induzidas ou do mundo exterior. Mente e corpo estão sempre conectados e questões de ordem psíquica têm reflexos no nosso corpo.


Quando temos muito "lixo emocional" em nosso mundo interno refletimos essas sensações para as nossas realidades interna (mente e corpo) e externa. Já pensou nisso?


Todos temos traumas, ou seja, passamos por situações pelas quais não soubemos lidar emocionalmente, e isso muitas vezes reflete em nós. Na maioria das vezes aprendemos a lidar e ressignificar momentos difíceis mas nem sempre é assim..... e vamos deixando de lado e calando as nossas dores emocionais e um dia elas transbordam.... sem dó nem piedade.... sem pedir licença....trazendo à tona sentimentos, emoções e sintomas físicos que nos aprisionam ou limitam.


Angústias que são sentidas no corpo e na alma, dores no corpo, enxaquecas, desânimo, procrastinação, frustração, medo, tristeza e sensações que nos limitam. Quando calamos nossas emoções elas não somem..... elas se transformam..... e sintomas se desenvolvem e a vida podem parecer não fluir.


Existem diversos caminhos para trabalhar a nossa saúde mental, há uma infinidade de terapias e conhecimento disponíveis. Mas o que escolher? A terapia que ajuda é aquela que "te veste" e faz sentido para você. Procurar autoconhecimento e ferramentas terapêuticas é um abraço que você dá a si mesmo, um ato de amor, carinho e autocuidado. Nunca desista de você!


Andrea Felis

@makemovemind




4 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page