top of page

HIPNOSE


O que é Hipnose Clínica?


Segundo a American Psychological Association (APA), com pequenas considerações da Sociedade Brasileira de Hipnose (SBH), a hipnose (clínica) pode ser definida como:

"Um estado de consciência (induzido intencionalmente) que envolve atenção concentrada e consciência periférica reduzida, caracterizada por uma maior capacidade de resposta à sugestão. Nesse estado, a pessoa é conduzida a experimentar mudanças nas sensações, percepções, pensamento ou comportamento (orientado a um objetivo)."

Hipnose é um estado natural da mente, de foco e concentração, como quando você assiste a um filme, e fica imerso nele, deixando "de lado" o que acontece à sua volta.


Hipnoterapia ou Hipnose Clínica é quando utilizamos a hipnose de maneira terapêutica. O cliente participa ativamente, e o foco é ressignificar as "raízes" dos sintomas, estimulando novas conexões neurais e trazendo resultados muito positivos.


MITOS DA HIPNOSE

1. É dormir : falso.

Na verdade você está sempre alerta e acordado, o tempo todo, quando hipnotizado.

Se hipnose fosse dormir não seria hipnose – seria apenas uma pessoa dormindo!

Hipnose exige foco e concentração.

2. Posso não voltar: falso.

Você não vai a lugar algum, então não tem como não voltar. Hipnose é um estado natural da mente e passamos por ele diariamente.

3. Vou contar segredos: falso.

Em hipnose, estamos sempre alerta e conscientes, e se não fizer sentido ou você não quiser, não irá revelar nada que não queira. Importante frisar que, estamos falando de contexto clínico, e é fundamental que haja uma atmosfera de total confiança. Se houver algo importante para o processo de hipnoterapia que o cliente escolha não contar, pode ser que o tratamento não traga resultados.

4. A hipnose deixa o paciente inconsciente: falso. Hipnose requer foco e concentração e a consciência em alerta.


5. Acho que não consigo entrar em hipnose

Hipnose é um estado natural e diário da mente.

A hipnose guiada no consultório requer que o cliente aceite passar pelo processo, siga instruções (o terapeuta é o guia), imagine/visualize e não tenha medo ou dúvida em relação ao processo.... é necessário entrega e confiança. Por isso é sempre importante uma boa conversa prévia antes do processo.

6. Tem relação com espiritualidade e misticismo: falso.

Hipnose é um estado natural da mente e não tem nada de místico ou espiritual.

7. O hipnotista controla o desejo do hipnotizado: falso.

Na verdade o hipnotista é um guia mas quem controla o processo é o cliente.

8. Posso apagar memórias de maneira permanente: falso.

Podemos ressignificar memórias para que sejam mais funcionais em sua vida.

Apagar de maneira permanente não dá.


VERDADES DA HIPNOSE 1. É possível mudar hábitos com o auxílio da hipnose, 2. O hipnotizado sabe o que acontece o tempo todo , 3. O hipnotizado está sempre consciente e ouve tudo o tempo todo, 5. É uma ciência da mente (sem relação com misticismo), 4. Sugestões só serão aceitas se o hipnotizado aceitá-las, 6. Não conta segredos, o hipnotizado está no comando, 7. É possível mudar de maneira positiva a percepção sobre fatos, 8. Hipnose é um estado natural da mente, de foco e concentração, 9. Todos podem passar pela hipnose, desde que queiram e sigam instruções,

10. O hipnotizado está no controle sempre,

11. Toda hipnose, é na verdade, uma autohipnose, 12. O hipnotizado não vai a lugar algum, então, não tem como não voltar ou ficar preso.


Ao longo da vida, desenvolvemos ideias e pensamentos, influenciados por nossas percepções e interpretações sobre nós mesmos, sobre os outros e o mundo a nossa volta. Tudo o que fazemos — a forma como pensamos, sentimos e agimos — é resultado de nossas crenças e programação mental.


Cada um percebe de uma maneira a mesma situação, refletimos no mundo externo o que há dentro de nós, na nossa programação mental.


A educação recebida, as experiências vivenciadas e as situações às quais somos expostos podem estimular crenças limitantes, ou seja, crenças que nos limitam. Podem impedir ou dificultar que vivenciemos o mundo de forma plena, enfrentemos novos desafios e desenvolvamos novas habilidades. Limitando nosso potencial de crescimento.


O foco da Hipnose Clínica é ressignificar, ou seja, dar novos significados e percepções ao nosso mundo interno, às nossas programações e crenças - estimulando novas redes neurais e deixando a vida mas leve e feliz. Quando o nosso mundo interno está leve, refletimos leveza ao mundo externo - nossas percepções e visões de mundo pode mudar positivamente!


Andrea Felis

@makemovemind




3 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page